A aquisição de saberes profissionais

A aquisição de saberes profissionais para o uso das tecnologias da informação e comunicação.

Coordenadora: Célia Regina De Carvalho.

RESUMO: O presente projeto caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de natureza descritivo-explicativa, envolvendo professores regentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivos: a) Analisar como acontece a aquisição de saberes profissionais para o uso das TIC por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Naviraí – MS; b) Investigar quais saberes profissionais os professores apresentam para o uso das TIC em sala de aula; c) Observar como os professores mobilizam e articulam os saberes adquiridos em cursos de formação à sua prática docente; d) Identificar as principais dificuldades que os docentes apresentam quanto à integração das TIC em sala de aula; e) Verificar como a infraestrutura e organização do trabalho escolar interfere e determina a construção dos saberes pelos professores. Para a coleta de dados serão utilizados os seguintes instrumentos: questionário semiestruturado, entrevistas semiestruturadas e observação das atividades desenvolvidas pelos professores a partir do uso das tecnologias de informação e comunicação.